José Arilson Xavier de Souza
PosDoc
DGEO
arilsonx [at] unicamp.br

Professor Adjunto do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/São Luís-MA). Membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEMA. Doutor em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/Sobral-CE). É coordenador do Núcleo de Estudos em Território e Planejamento (MARIELLE-UEMA) e do Grupo de Estudos sobre Espaço e Cultura (GEEC-CNPq-UEMA). Participante das seguintes redes de pesquisa: Rede de Pesquisa em Turismo Religioso no Nordeste (REPETUR); Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura (NEPEC EM REDE-UERJ); Observatório de Paisagens Patrimoniais & Artes Latino Americanas (OPPALA). Áreas e temas de atuação: Geografia Cultural-Humanista; Geografia da Religião; Geografia do Turismo; Geografia e Arte; Caminhar em Espaços Públicos; Educação Geográfica; Ensino de Geografia. A poesia é ainda expressão de interesse.