• Rua Carlos Gomes, 250 - CEP: 13083-855 - Campinas, SP, Brasil

  • Portuguese, Brazil
  • English
  • Spanish

Main Menu

  • Institucional
    • Apresentação
      • 30 anos de IG
      • 40 anos de IG
      • 45 anos de IG
      • Professores Eméritos
    • Diretoria
    • Normativas e Documentos
    • Colegiados
      • Congregação
      • CID
    • Departamentos
      • DGEO
      • DGRN
      • DPCT
    • Relatórios
    • PLANES
    • AcolheIG
    • Biblioteca
      • Comissão
      • Regimento
      • Equipe
      • Relatórios
      • Serviços
      • Links
      • Redes Sociais
    • Mapeamento de Processos do IG
    • Periódicos do IG
    • Concursos Docentes
    • Programa de Pesquisador de Pós Doutorado
    • Concursos Técnicos e Administrativos
    • Contato
  • Comunidade
    • Docentes
    • Colaboradores/Sêniores
    • Técnicos e Administrativos
    • Pesquisadores
    • PosDocs
  • Graduação
    • Apresentação
    • Graduação em Geologia
    • Graduação em Geografia
    • Comissão de Graduação
    • Núcleo Docente Estruturante
    • Área do aluno
    • Ingresso na graduação
    • Disciplinas
    • Bolsas e estágios
    • Entidades estudantis
    • Contato
  • Pós-graduação
    • Apresentação
    • Programas
      • Ensino e História de Ciências da Terra
      • Geociências
      • Geografia
      • Política Científica e Tecnológica
    • Regulamentos e Catálogos
    • Comissão Geral da Pós-Graduação
    • Entidades Estudantis
    • PED - Programa de Estágio Docente da Unicamp
    • Bolsas
    • PRINT
      • Análise dos componentes naturais e das suas transformações
      • Ciência, Tecnologia, Inovação para a Sustentabilidade
      • Fronteiras do conhecimento em Geociências
      • Geoparques, Comunidades e Cidades Resilientes
      • Globalização e dinâmicas sócio-espaciais
    • Disciplinas
    • Estudante Especial
    • Defesas e Qualificações
      • Agenda
      • Procedimentos para Defesas e Qualificações
    • Repositório de Teses e Dissertações
    • Contato
  • Pesquisa
    • Apresentação
    • Comissão de Pesquisa
    • Recursos para pesquisa
    • Escritório de Apoio a Projetos
    • Produção acadêmica e técnico científica
    • Grupos de pesquisa
    • Equipamentos Multiusuários
    • Contato
  • Laboratórios
  • Cultura e Extensão
    • Apresentação
    • Comissão de Extensão
    • Cursos de Extensão e Especialização
    • Atividades de Extensão
    • Cadastro de Ações de Extensão
    • Edital Extensão
    • Esquema de Ações de Extensão (opens in new tab)
    • UPA Virtual 2021
    • Contato
  • Comunicação
    • Notícias
    • Clipping
    • Redes Sociais
  • Espaços IG

Docentes do PPG-EHCT recebem Diploma de Mérito Socioambiental “Professor Paulo Nogueira Neto” da Prefeitura de Campinas

Trilha de navegação

  • Início
  • Notícias
  • Docentes do PPG-EHCT recebem Diploma de Mérito Socioambiental “Professor Paulo Nogueira Neto” da Prefeitura de Campinas
Diploma Campinas

Os docentes do Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PPG-EHCT) do IG Luciana Cordeiro de Souza Fernandes e André Munhoz de Argollo Ferrão receberam o Diploma de Mérito Socioambiental “Professor Paulo Nogueira Neto” da Prefeitura de Campinas. O prêmio, que foi entregue pelo prefeito Dário Saadi durante a 26ª Semana do Meio Ambiente (SEMEIA) do município, homenageia pessoas e instituições que se destacam na causa socioambiental local, ajudando a construir uma cidade mais sustentável, resiliente e com melhor qualidade de vida.

Luciana Fernandes é autora da série de livros infantis “Clara: uma Gotinha d' Água”, que traduz conceitos da geologia para o público infantil, contribuindo para a educação ambiental e a sustentabilidade. André Argollo tem décadas de atuação nas áreas de resiliência urbana e redução de riscos de desastres.  Também da Unicamp, Fernando Antônio Santos Coelho, coordenador-geral da universidade, Roberto Donato da Silva Junior, coordenador do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), Gabriela Celani, docente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) e Simone Aparecida Vieira, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam/Unicamp) receberam a homenagem. 

Para Luciana Fernandes, o diploma “é uma grande conquista para estes pesquisadores agraciados, como  também para o PPG EHCT, pois dentro das linhas de pesquisas do Programa, há uma contínua atuação da área de Ensino em Geociências voltado a temática socioambiental, tanto técnica como educacional, a qual tem o município de Campinas como território para esta construção de saberes”. A docente lembra que os estudantes do PPG-EHCT têm grande atuação na cidade de Campinas, seja adotando o município como objeto de pesquisa ou difundindo o conhecimento do Programa por meio da docência na rede municipal e da prática técnica profissional. “Diversas pesquisas de mestrado e doutorado na área de Ensino de Ciências da Terra são voltadas ao meio ambiente, com olhar local sobre o território, mudanças climáticas, água, áreas de riscos e desastres naturais, entre outros temas correlatos, além da educação ambiental, as quais, através dos resultados obtidos podem contribuir, inclusive, na gestão ambiental do município”, finaliza a docente do PPG-EHCT.  

Texto: Eliane F. Daré

Fotos: arquivo pessoal e divulgação Prefeitura de Campinas

Galeria de imagens

  • Luciana Fernandes e o prefeito de Campinas Dário Saadi
    Luciana Fernandes e o prefeito de Campinas Dário Saadi
  • André Argollo (ao centro) com o secretário municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade Braz dos Santos (esq.) e o prefeito de Campinas Dário Saadi (dir.)
    André Argollo (ao centro) com o secretário municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade Braz dos Santos (esq.) e o prefeito de Campinas Dário Saadi (dir.)

Endereço

Rua Carlos Gomes, 250
CEP: 13083-855
Campinas, SP

Como chegar  

22º48'48"S 47º04'09"W

Footer menu

  • Feedback do Portal

Links

  • Email Unicamp (opens in new tab)
  • Sistemas e Solicitações (opens in new tab)
  • Logotipos do IG (opens in new tab)
  • Fale com o IG

Menu do usuário

  • Entrar
IG
Unicamp

Copyright © 2026 IG, Unicamp. Todos os direitos reservados