Estudante Especial

Estudante Especial é o estudante graduado que recebe autorização da Coordenadoria de Pós-Graduação para cursar uma ou mais disciplinas isoladas de Pós-Graduação em um determinado período letivo, desde que não esteja matriculado regularmente em curso de Pós-Graduação da UNICAMP. A exigência de diploma de curso superior poderá ser dispensada a critério da Coordenadoria de Pós-Graduação.

O estudante interessado deve observar os prazos estabelecidos no Calendário Escolar para realizar a inscrição, e na impossibilidade de completar as atividades de uma disciplina, poderá solicitar alteração de matrícula, desistência de matrícula ou abandono justificado.

Um Certificado de Estudos é expedido pela DAC, com base nos resultados obtidos pelo aluno.

O estudante especial que eventualmente se matricular em curso regular pode solicitar o aproveitamento dos créditos à Coordenadoria de Pós-Graduação.

O aluno que tiver interesse em adquirir a Identidade Estudantil deverá solicitar esse documento na Diretoria Acadêmica.

O aluno estrangeiro deverá observar a legislação pertinente, referente aos documentos produzidos no exterior, e o visto consular adequado.

Alteração ou Desistência de Matrícula

O estudante especial deve preencher o formulário de alteração de matrícula ou e/o formulário de desistência de matrícula e entregá-lo(s) no atendimento da DAC, nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar. No formulário deve constar a assinatura do Coordenador de Pós-Graduação.

Informações Adicionais

ATENÇÃO: No 1s2022 o IG, preferencialmente, não aceitará estudantes especiais. As inscrições serão analisadas e aprovadas apenas em casos excepcionais, devido às restrições de espaço e as restrições sanitárias impostas pela UNICAMP.

Essa regra não se aplica aos ESTUDANTES EM CONDIÇÕES ESPECIAIS - DO PPG-PCT.

A inscrição deverá ocorrer impreterivelmente no período de 09 de dezembro de 2021 a 08 de março de 2022, diretamente no site da DAC, de acordo com as disciplinas oferecidas e disponibilizadas pela Pós-Graduação do IG.

Caso o candidato não preencha a ficha de inscrição no SIGA – Sistema de Inscriçãoainda que seja aprovado no processo de seleção da Unidade, a matrícula na(s) disciplina(s) solicitada(s) não será efetivada, devendo realizar a inscrição em semestre posterior.

Para mais informações consulte o site da Diretoria Acadêmica

https://www.dac.unicamp.br/portal/estude-na-unicamp/estudante-especial

 

Alunos interessados devem obrigatoriamente preencher o seguinte formulário até o prazo final das inscrições:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfz1Lt8UzSxvJOwP0JZrKuWsduAiqmsQYRSHrjwsM4bSFbaJA/viewform?usp=sf_link

 

Atenção: Alunos que não preencherem esse formulário terão sua inscrição automaticamente indeferida.

 

Preencher também a ficha no SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica) - DAC  e somente no período de inscrição enviar e-mail para secposatige.unicamp.br, identificando no assunto: CT – 002 – nome do candidato (ex. CT 002 – João Silva) contendo em anexo os documentos obrigatórios:

 

              Ficha de inscrição da DAC e  

              Curriculum vitae resumido (máximo uma página)

 

Se o formulário estiver incompleto, ou se o CV resumido não for enviado dentro do prazo, a inscrição será INDEFERIDA automaticamente.

 

ATENÇÃO:

Tendo em vista DELIBERAÇÃO CEPE-A-21/2021 de 07/12/2021, que  dispõe sobre a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, informamos:

Todos os alunos deverão apresentar a comprovação de, no mínimo, uma dose de vacina contra a Covid-19, como condição para realizar matrícula em disciplinas.

Estudantes ingressantes, especiais e intercambistas deverão apresentar a comprovação de, no mínimo, uma dose de vacina contra a Covid-19, no prazo de 05 dias após publicação do relatório de matrícula.

Esta comprovação deverá ser apresentada no site da DAC > Estudante > e-DAC , no campo Vacinação Covid-19.

Até a apresentação do comprovante do esquema vacinal completo (dose única ou duas doses), ainda que matriculado, nenhum aluno poderá frequentar atividades presenciais na Universidade.

O documento apresentado como comprovação de vacina contra a Covid-19 estará sujeito à avaliação da Universidade, e será submetido à análise do Cecom, se necessário.

Nos casos de impossibilidade de receber a vacina por motivo de saúde, o estudante deverá encaminhar atestado médico para o Cecom no e-mail cssatcecom.unicamp.br () informando nome completo, CPF, número de RA e indicando se é veterano, ingressante, intercambista ou estudante especial. O atestado deverá explicitar o motivo formal da contraindicação médica à vacina, bem como sua fundamentação técnico-científica. O Cecom poderá solicitar o parecer de uma equipe de médicos especialistas, visando aprovar ou não a justificativa. Durante este processo o aluno não deverá frequentar atividades presenciais na Universidade e enquanto não houver parecer favorável, o estudante não poderá realizar matrícula em disciplina.

O não cumprimento das exigências desta Deliberação resultará no cancelamento de matrícula nas disciplinas em que estiver matriculado. Caso o ingressante não cumpra as exigências no novo prazo concedido, terá sua matrícula na Universidade cancelada, com consequente perda da sua vaga.  

Todos os alunos deverão apresentar o comprovante do cumprimento do esquema vacinal completo até 31/03/2022, sob pena de cancelamento de sua matrícula na Universidade.