ESTATISTICA PARA GEOCIENCIAS USANDO R

GEO-0051

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
Responsável: CAROLINA ZABINI

Tipo do curso: DIFUSÃO CIENTÍFICA.

ESTATISTICA PARA GEOCIENCIAS USANDO R

Demonstrar, explicar e possibilitar a aplicação de algumas das principais teorias estatísticas utilizando o software R,

com exemplos das geociências.

Informações gerais do curso:

• Sigla: GEO-0051.
  • Oferecimento: 004.
  • Unidade: INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS.
  • Ementa: Estatística descritiva: Uso de variáveis, espaço de trabalho, arquivos, funções básicas. Probabilidade Operações matemáticas elementares, tipos de dados, indexação. Variáveis aleatórias: gráficos, distribuições, apresentação de dados, funções, bibliotecas. Inferência e estimação: uso avançado de tabelas, indexação avançada. Testes de hipóteses: estes de hipóteses, gráficos avançados. correlação e regressão: regressão, ajuste de modelos, interpolação. Análise de variância: análise com um fator, com vários fatores. Tópico proposto pelos alunos. .
  • Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.
  • Tipo do curso: DIFUSÃO CIENTÍFICA.
  • Público-alvo: Graduandos e/ou pós graduandos das geociências.
  • Link na EXTECAMP para Inscrição:   ESTATISTICA PARA GEOCIENCIAS USANDO R
  • Portal do IG: http://www.ige.unicamp.br/
  • Professor(a) responsável: CAROLINA ZABINI
  • Professor(es) do curso: ALYSSON FERNANDES MAZONI.

Devido a suspensão das atividades presenciais este curso será ministrado temporariamente à distância

O curso é ministrado usando um ambiente virtual de reuniões. Será escolhido BigBlueButton ou Zoom, conforme decisão com alunos na primeira aula. O acesso a aulas e materiais didáticos, atividades e aulas gravadas ficam hospedados em uma página do curso dentro de um servidor de Moodle instalado pelo professor para isso.

• Horário das aulas: SÁBADOS, EXCETO FERIADOS ÀS 9H AS 12H

Tipo de Curso de Extensão