AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E IMPACTOS DE P&D E INOVAÇÃO

Curso de Extensão

GEO-0030

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E IMPACTOS DE P&D E INOVAÇÃO

Oferecer aos gestores de organizações públicas e privadas os fundamentos e fronteiras da avaliação de resultados e impactos de políticas, programas e instituições orientados a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI). Os principais conceitos, metodologias e tendências na avaliação de PDI são apresentados por meio de uma abordagem interativa, com apresentação de casos e experiências nacionais e internacionais e aplicação prática ao longo do curso.

• Sigla: GEO-0030.
  • Oferecimento: 008.
  • Unidade: INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS.
  • Ementa: Trata-se de curso sobre conceitos, métodos, práticas e casos de avaliação de resultados e impactos de estratégias, políticas e programas de ciência, tecnologia e inovação (CTI). O curso apresenta os fundamentos, as ferramentas e as fronteiras da prática da avaliação de resultados e impactos em atividades de CTI. Professores nacionais e estrangeiros com vários anos de experiência trazem conceitos, discutem casos e orientam oficinas de avaliação de estratégias, políticas e programas em ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI)..
  • Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.
  • Tipo do curso: CURSO DE EXTENSÃO.
  • Público-alvo: Trata-se de curso multidisciplinar que aceita alunos de todas as áreas do conhecimento e que tenham envolvimento na formulação, implantação, acompanhamento e avaliação de estratégias, políticas e programas de PDI. Especificamente, o curso está orientado para: Gestores públicos e privados envolvidos com PDI; formuladores de políticas de PDI; representantes de associações e de organizações públicas e privadas; avaliadores e analistas de CT&I; demais profissionais envolvidos com PDI..
  • Hotsite do curso: www.ige.unicamp.br/geopi/
  • Professor(a) responsável: SERGIO LUIZ MONTEIRO SALLES FILHO
  • Professor(es) do curso: SERGIO LUIZ MONTEIRO SALLES FILHO , ADRIANA BIN , ANA MARIA ALVES CARNEIRO DA SILVA , CARLOS HENRIQUE DE BRITO CRUZ , FERNANDO ANTONIO BASILE COLUGNATI , JESÚS PASCUAL MENA CHALCO.

Tipo de Curso de Extensão

Instituto de Geociências da UNICAMP