AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E IMPACTOS DE P&D E INOVAÇÃO

GEO-0030

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E IMPACTOS DE P&D E INOVAÇÃO

Oferecer aos gestores de organizações públicas e privadas os fundamentos e fronteiras da avaliação de resultados e impactos de políticas, programas e instituições orientados a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI). Os principais conceitos, metodologias e tendências na avaliação de PDI são apresentados por meio de uma abordagem interativa, com apresentação de casos e experiências nacionais e internacionais e aplicação prática ao longo do curso.

• Informações gerais do curso:

• Sigla: GEO-0030.
  • Oferecimento: 009.
  • Unidade: INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS.
  • Ementa: Trata-se de curso sobre conceitos, métodos, práticas e casos de avaliação de resultados e impactos de estratégias, políticas e programas de ciência, tecnologia e inovação (CTI). O curso apresenta os fundamentos, as ferramentas e as fronteiras da prática da avaliação de resultados e impactos em atividades de CTI. Professores nacionais e estrangeiros com vários anos de experiência trazem conceitos, discutem casos e orientam oficinas de avaliação de estratégias, políticas e programas em ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI)..
  • Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.
  • Tipo do curso: CURSO DE EXTENSÃO.
  • Certificação: Certificado.
  • Público-alvo: Trata-se de curso multidisciplinar que aceita alunos de todas as áreas do conhecimento e que tenham envolvimento na formulação, implantação, acompanhamento e avaliação de estratégias, políticas e programas de PDI. Especificamente, o curso está orientado para: Gestores públicos e privados envolvidos com PDI; formuladores de políticas de PDI; representantes de associações e de organizações públicas e privadas; avaliadores e analistas de CT&I; demais profissionais envolvidos com PDI..
  • Hotsite do curso: www.ige.unicamp.br/geopi/
  • Professor(a) responsável: SERGIO LUIZ MONTEIRO SALLES FILHO
  • Professor(es) do curso: SERGIO LUIZ MONTEIRO SALLES FILHO , JESÚS PASCUAL MENA CHALCO , NICHOLAS VONORTAS , ADRIANA BIN , ANA CAROLINA SPATTI , CARLOS HENRIQUE DE BRITO CRUZ , FERNANDO ANTONIO BASILE COLUGNATI , ANA MARIA ALVES CARNEIRO DA SILVA.
  • Local do curso: FERRAMENTA ZOOM DO PROJETO INSYSPO II: HTTPS://ZOOM.US/PT-PT/MEETINGS. em CAMPINAS/SP.
  • Carga horária total do curso:40 horas aulas.
    Horas Presenciais: 30 horas teóricas e 10 horas práticas.

Devido a suspensão das atividades presenciais este curso será ministrado temporariamente à distância

O reoferecimento remoto acontecerá de 22/02/2021 até 26/02/2021, na SEGUNDA das 08:00 às 18:00 e de TERÇA a SEXTA-FEIRA das 09:00 às 18:00, totalizando 40 horas, sendo 22 horas conceituais e 18 horas de atividade prática, ambas síncronos e assíncronos.
    Critério de avaliação: participação em aulas síncronas (50%), participação em atividade em grupo (50%).
    Ambiente virtual e de aprendizagem a ser utilizado: Zoo Meeting: https://zoom.us/meetings. Será gerado um link específico para o curso.

• Horário das aulas: SEGUNDA-FEIRA DAS 08:30 ÀS 18:00 TERÇA A QUINTA-FEIRA DAS 09:00 ÀS 18:00 SEXTA-FEIRA DAS 09:00 ÀS 16:30
  • Quantidade de alunos: Mínimo de 20 e máximo de 30 alunos matriculados.

Tipo de Curso de Extensão

Instituto de Geociências da UNICAMP