A Pesquisa no Instituto de Geociências

Embora esteja formalmente classificado como uma Unidade das Ciências Exatas e da Terra, o conhecimento produzido no Instituto tem caráter multidisciplinar, com ênfase nos campos da Geologia, Geografia, Ensino e História das Geociências e Política e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Informações detalhadas sobre as atividades de pesquisa do IG podem ser obtidas em seu Anuário de Pesquisa, disponível aqui.

As atividades de pesquisa do Instituto são apoiadas administrativamente pela Área de Pesquisa e Extensão (APEX), órgão vinculado à Coordenadoria de Pesquisa e à Coordenadoria de Extensão. Os processos de trabalho da APEX foram definidos com base no Planejamento Estratégico do IG e pretendem auxiliar a Unidade na realização de seus objetivos estratégicos, principalmente os relacionados à melhoria dos indicadores de pesquisa e de extensão e à captação de recursos financeiros. Assim, especificamente em relação à pesquisa, é de responsabilidade desse órgão:

• Apoiar a submissão de projetos de pesquisa, inclusive propostas de bolsas, às agências de fomento (FAPESP, CAPES, CNPq, FINEP, FAEPEX) e ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-CHS);
  • Orientar quanto à utilização dos recursos de projetos de pesquisa e da reserva técnica de bolsas;
  • Apoiar a prestação de contas de projetos de pesquisa e de bolsas financiados com recursos de agências de fomento (FAPESP, CNPq, CAPES, etc);
  • Apoiar a tramitação de acordos de cooperação, convênios, contratos de pesquisa e acordos de co-tutela;
  • Identificar e divulgar oportunidades de financiamento para projetos de pesquisa;
  • Auxiliar no cadastro de grupo de pesquisa no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP/CNPq);
  • Assessorar a Coordenadoria de Pesquisa;
  • Organizar banco de dados de pesquisa;
  • Monitorar a atualização do SIPEX para fins de Anuário de Pesquisa.

Área de Pesquisa e Extensão
secretariadepesquisa@ige.unicamp.br