Histórico

O Instituto de Geociências: um breve histórico

O Instituto de Geociências (IG), embora previsto estatutariamente desde a fundação da UNICAMP, teve a sua implantação iniciada em 21 de setembro de 1979, sob a coordenação do Professor Amilcar O. Herrera.

Em contraste com os outros institutos e faculdades da UNICAMP, as atividades didáticas do IG iniciaram-se por meio da pós-graduação (mestrado e doutorado) em áreas consideradas pioneiras e de relevância no país, com a implantação dos Programas em Geociências (Área de Administração e Política de Recursos Minerais - 1983, Área de Metalogênese - 1986 e Área de Educação Aplicada às Geociências - 1996), em Política Científica e Tecnológica (1988) e em Geoengenharia de Reservatórios (1991), hoje Ciências e Engenharia do Petróleo. Em função de seu desempenho na pós-graduação, o IG tem recebido um aporte significativo de recursos provenientes de agências e programas como Fapesp, Finep/Padct, Fipec, CNPq, Capes, Unu, etc, o que se materializou no fortalecimento de sua infra-estrutura analítica, instalação de redes computacionais e aumento do acervo bibliográfico, assim como no desenvolvimento e ampliação das linhas de pesquisa.

Como conseqüência do fortalecimento institucional, o IG passou também a oferecer, em 1998, o curso de graduação em Ciências da Terra, nas modalidades Geologia e Geografia, compreendendo as opções para bacharelado em ambas áreas e licenciatura em Geografia.

Resultado da inserção da Geografia em função do curso de graduação recém implantado, o IG também implementou em 2002 o Programa de Pós-graduação em Geografia, nível de mestrado e doutorado, o que resultou na sua completa consolidação institucional.

O Instituto de Geociências conta atualmente com 48 docentes distribuídos atualmente em quatro departamentos: Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN) , Departamento de Educação Aplicada às Geociências (DGAE), Departamento de Geografia (DGEO) e Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT).

Com o objetivo de dotar a Unidade de instalações adequadas ao pleno desempenho de suas atividades de pesquisa, pós-graduação, especialização, extensão e graduação, encontra-se em andamento a construção do novo prédio do IG, com projeto de área construída de aproximadamente 9.770 m2.

O IG em Números
Alunos de Graduação 437
Alunos de Pós-Graduação 309
Alunos de Extensão 50
Docentes 47
Colaboradores Voluntários 10
Pós-doutorandos 09
Servidores administrativos e técnicos 49
Dissertações de Mestrado defendidas até o presente 559
Teses de Doutorado defendidas até o presente 127
Dados referentes a 2006

 


Palestra inaugural da Pós-graduação do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (área de concentração "Administração e Política de Recursos Minerais")