Proposta

Proposta central dos cursos de graduação em Geologia e Geografia

Os cursos de graduação do IG da Unicamp são destinados à formação de profissionais nas áreas de Geologia e Geografia, compreendendo as opções para bacharelado em ambas áreas e licenciatura em Geografia. Embora sediado no Instituto de Geociências, a execução do curso é inter-institucional, por meio da participação de docentes do Instituto de Geociências, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Faculdade de Educação e outras Unidades da Unicamp.

A temática central do curso é a relação entre a natureza e a sociedade. A abordagem multidisciplinar do tema impõe a necessidade do trabalho conjunto das Ciências Naturais e Ciências Humanas. Os profissionais em Geologia e Geografia formados na Unicamp deverão estar habilitados para dar sua contribuição para a solução dos grandes problemas emergentes do desenvolvimento econômico e social da humanidade, de forma a respeitar a estratégia de vida sustentável no planeta. Por isso, para a Unicamp, a realização deste curso representa, além da afirmação de sua posição de vanguarda na estrutura educacional brasileira, a prestação de um relevante serviço ao país, aproximando-a ainda mais de seus objetivos institucionais e de sua função social.

Na formação dos novos geógrafos e geólogos foi levado em conta que eles deverão atingir a maturidade profissional em pleno século 21. Nesse cenário será extremamente desejável integrar o saber e a pesquisa com a atuação profissional, como forma de enfrentar, de forma criativa, os problemas emergentes de um mundo em crescente e rápidas transformações. Essa formação somente pode ser obtida em uma universidade de qualidade como a Unicamp.

A Unicamp, além de contar com uma infra-estrutura de laboratórios de ponta, que representa um fator diferenciador, destinou ao curso um corpo docente que já possui uma longa experiência de pesquisa e ensino de pós-graduação. A participação de docentes com diferentes formações e especialidades, em contraste com outros cursos, nos quais os docentes são originários da mesma área profissional, confere um caráter multidisciplinar, que tem sido reclamado pelas propostas educacionais modernas.