Pesquisadores

Pesquisadores do DPCT
Ana Paula Camelo
Email: anacamelo [at] ige [dot] unicamp [dot] br
Formação: Graduação em Comunicação Social (UFV, 2009). Mestrado em Divulgação Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2011). Doutorado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2015).
Áreas de Interesse: Política Científica e Tecnológica. Sociologia do Risco; Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, Participação Pública em C&T; Inovação Responsável; Política Energética; Métodos de Pesquisa Qualitativa.

Andre Cherubini Alves
Vínculo: Pesquisador
Email: andre [dot] alves [at] ige [dot] unicamp [dot] br
Formação: Graduação em Administração pela (UFRGS, 2007). Mestrado em Gestão de Operações e Tecnologia pelo Programa (PPGA/UFRGS, 2010). Doutorado em Gestão de Tecnologia e Inovação pelo (PPGA/UFRGS, 2015).
Áreas de Interesse: Teoria da Firma; Gestão de Tecnologia e Inovação; Capacidades Dinâmicas e de Inovação; Ecossistemas de Inovação; Dinâmica Industrial; Empreendedorismo Intensivo e Conhecimento

Clement Bert-erboul
Email: clement [at] ige [dot] unicamp [dot] br
Formação: PhD and a Masters in economic sociology, both from the University Lille 1 in France at the CNRS Clersé institution.
Áreas de Interesse: economic sociology; sociology of organisation; open innovation; social network; web scraping; intellectual property issues such as, free software communities, patent, innovation agreements; and research policy.

Edilaine Venancio da Rocha
Email: edilaine [at] ige [dot] unicamp [dot] br
Formação: Graduação em Ciências Econômicas (UNESP, 2002). Mestrado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2005). Doutorado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2013). Pós-doutorado (UNICAMP, 2014).
Áreas de Interesse: Políticas de Inovação. Fontes alternativas de energia. Energia eólica. Energia solar.

Fernando Campos Mesquita
Vínculo: Pesquisador Colaborador
Email: fcmesquita [at] ige [dot] unicamp [dot] br
Formação: Graduação em Geografia (UFU, 2008). Mestrado em Geografia (UNICAMP, 2011). Doutorado em Geografia (UNICAMP, 2015).
Áreas de Interesse: Geografia Econômica e Geografia da Inovação.

Gil Vicente Nagai Lourencao
Email: gilvicente [at] ige [dot] unicamp [dot] br
Formação: Graduação em Ciências Sociais (UFSCar, 2005); Mestrado em Antropologia Social (UFSCar, 2009); Doutorado em Antropologia Social (UFSCar- University of Tsukuba, 2016)
Áreas de Interesse: Política Científica e Tecnológica, Estudos Sociais da Ciência, Tecnologia e Energia, Cibernética, Ciborgues, Interfaces humano-máquina, Tecnociências japonesas, Caminhos Marciais Japoneses, Construção e fragmentação do Corpo, Personitude, Subjetividades

Glicia Vieira dos Santos
Email: glicia [at] ige [dot] unicamp [dot] br
Formação: Graduação em Administração (UFES, 1996). Mestrado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 1999). Doutorado em Ciências Sociais (UNICAMP, 2005).
Áreas de Interesse: Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica.

Luis Ignacio Reyes Galindo
Email: reyesgalindo [at] ige [dot] unicamp [dot] br
Formação: Graduação em Física (UNAM, 2015). Mestrado em Filosofía da Ciência - Estudos Socias de Ciência e Tecnología (UNAM, 2007). Doutorado em Sociologia (Cardiff University, 2012).
Áreas de Interesse: Sociologia da Ciencia; Sociologia da Física Teórica; Sociologia e Acesso Livre a publicações científicas (Open Access); Comunicação da Ciencia; Perspectivas da América Latina nos Estudos Estudos Socias da Ciência e Tecnologia; Controversas e consenso na ciência; Pesquisa e Inovação Responsável; Pesquisa qualitativa; Sociologia da Big Data; Física do Efeito Casimir.

Marcia Maria Tait Lima
Email: marciatait [at] ige [dot] unicamp [dot] br
Formação: Graduação Comunicação Social. (UNESP, 2002). Mestrado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2009). Doutorado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2014). Pós-Doutorado no Depto de Filosofia (USP, 2015).
Áreas de Interesse: Filosofia da Ciência e Tecnologia, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, Teorias Feministas, Movimentos Sociais, Tecnologia Social, Conflitos Socioambientais e relações com gênero, tecnologia e comunicação.

Maria Sharmila Alina de Sousa
Email: sharmila [dot] sousa [at] ige [dot] unicamp [dot] br
Formação: Bacharelado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (EPM/ Unifesp, 2007). Mestrado em Ciências (Endocrinológicas/Bases Genéticas dos Tumores da Tiroide) (EPM/Unifesp, 2009). M.Sc. in Medicine, Science & Society (King's College London, 2011). Mestrado em Ciências (Endocrinológicas/Bases Genéticas dos Tumores da Tiroide) (EPM/Unifesp, 2009). Doutorado em Ciências (Endocrinológicas/Medicina Translacional) (EPM/Unifesp, 2015).
Áreas de Interesse: Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (em Saúde). Política Científica e Tecnológica. Sociologia do Conhecimento. Sociologia da Saúde. Saúde Pública. Saúde Global. Desenvolvimento Sustentável. Global South (Cone Sul).

Nadja Maria Lepsch da Cunha Nascimento
Telefone: +55 19 3521-2581
Email: nadja [at] ige [dot] unicamp [dot] br
Formação: Graduação em Ciências Biológicas (UNESP/Rio Claro - 1987). Mestrado em Ciências Florestais (ESALq/USP - 1996). Doutorado em Ecologia (INPA - 2003).
Áreas de Interesse: Política científica e tecnológica; Prospecção e avaliação da CTI; Políticas regionais de CTI; Biodiversidade, conservação e acesso a recursos genéticos; Captação de recursos e cooperação em CTI.

Neide Mayumi Osada
Email: mayumi [at] ige [dot] unicamp [dot] br
Formação: Graduação em Ciências Sociais (USP, 1998). Mestrado em Política Científica e Tecnológica (Unicamp, 2006). Doutorado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2012).
Áreas de Interesse: Sociologia da Saúde, Gênero e Ciência, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia.

Rebeca Buzzo Fertrin
Telefone: +55 19 3521-4555
Email: rebeca [at] ige [dot] unicamp [dot] br
Formação: Pós-Doutorado (Fundação Oswaldo Cruz, 2014). Doutorado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2012). Mestrado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2008). Graduação em Ciências Sociais. (UMESP, 2014). Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados (UNESP, 2004). Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Processamento de Dados (ETE Armando Bayeux da Silva, 2001).
Áreas de Interesse: Política Científica e Tecnológica. Sociologia do Conhecimento. Sociologia da Saúde.

Silvia Angelica Domingues de Carvalho
Email: sadcarvalho [at] ige [dot] unicamp [dot] br
Formação: Graduação em Ciências Econômicas (UNESP, 2000). Mestrado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2004). Doutorado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2008). Pós-Doutorado (Política Científica e Tecnológica, 2014).
Áreas de Interesse: Mudança tecnológica. Indicadores de Inovação. Estudos setoriais. Adaptação às Mudanças Climáticas. Agroindústria, cana-de-açúcar e energia renovável.