DGRN

Apresentação

O Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN), instituído em Fevereiro de 2002, resultou da fusão do Departamento de Administração e Política de Recursos Minerais com o Departamento de Metalogênese, implantados, respectivamente, em 1983 e 1985, quando da criação do Instituto de Geociências na UNICAMP.

Integram o DGRN pesquisadores especializados em várias sub-áreas das Ciências da Terra bem como da Física, Química, Matemática, Engenharia, Economia e Direito. Esse fato permite ao Departamento atuar de forma multidisciplinar em várias áreas do conhecimento, fato que o distingue de outras instituições nacionais e estrangeiras.

O DGRN tem como objetos de estudo:

  • o aproveitamento de recursos naturais e suas condicionantes geológicas, sociais, políticas, legais, econômicas e ambientais;
  • a natureza e origem das províncias metalogenéticas, dos reservatórios de petróleo e de outros recursos naturais do Brasil, visando estabelecer teorias e parâmetros que contribuam à descoberta e ao aproveitamento desses recursos.

Promovendo a interação das disciplinas de graduação do curso de Geologia com as atividades de suas linhas de pesquisa na pós-graduação em Geociências e Ciências e Engenharia do Petróleo, o DGRN almeja a formação de recursos humanos capazes de contribuir de forma autônoma, crítica e original ao desenvolvimento científico e tecnológico das Geociências, levando em conta o bem-estar e as necessidades de recursos naturais da sociedade, a preservação do ambiente e o desenvolvimento social e econômico do país.

Departamento de Geologia e Recursos Naturais
Instituto de Geociências - UNICAMP
13083-970 - Caixa Postal: 6152 
Tels: (19) 3521-4696
Fax: (19) 3289-1562
dgrn@ige.unicamp.br